17/10/2013

As cores dos alimentos saudáveis

É cada vez mais comum que as nossas refeições diárias acabem sendo preparadas sem a devida atenção na parte estética, isso até pode ser justificado pela correria do dia a dia, mas é fundamental saber que a aparência da refeição vai muito além da satisfação em ver algo bonito. Os pratos compostos por alimentos de cores variadas são sinónimos de uma alimentação equilibrada.
As cores dos alimentos, principalmente quando falamos de frutas, verduras, legumes e grãos, revelam parte do valor nutricional de cada um deles. Pensando nos princípios de uma alimentação saudável, é necessária que ela forneça água, carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, fibras e minerais, os quais são insubstituíveis e indispensáveis ao bom funcionamento do organismo. Quanto mais colorida é a alimentação, mais rica em vitaminas e minerais ela será.
Aquela regra de que quanto mais colorido for o prato melhor para a saúde, não é um mito. Na pirâmide alimentar adaptada para a população portuguesa podemos observar a recomendação diária para o consumo de frutas, de três a cinco porções e de hortaliças de quatro a cinco, alimentos que tornarão o nosso prato mais colorido e nutritivo.
Outra vantagem da alimentação colorida é o poder de atracção que desperta nas crianças, isso produz uma dieta mais nutritiva. Uma óptima dica é inserir as crianças na preparação dos alimentos, isso desperta a curiosidade e elas começam a descobrir um novo mundo de cores, formatos, texturas e aromas diferentes. Outra dica para melhorar a dieta dos filhos é ser sincero e não esconder os alimentos, no lugar de forçar os pequenos a comerem beterraba, abóbora ou espinafre, introduza a beterraba no puré de batatas, o espinafre na omelete e cozinhe pedaços de abóbora com o arroz.


Se você deseja ter uma alimentação saudável e rica em nutrientes, deve ter atenção a cor de seu prato, pois quanto mais colorido mais saudável e equilibrado. O ideal é ingerir seis tons diferentes de verduras, legumes e cereais em cada refeição, além, é claro, das proteínas de origem animal ou vegetal. Para melhor ilustrar a importância das cores confira alguns exemplos de cores e seus benefícios para o organismo:
Roxo: Repolho roxo, beterraba, figo e ameixa: ricos em antocianina, que protege o coração e melhora a circulação.
Branco: Banana, cogumelos, batata, cebola e alho: alimentos de cor clara reduzem o risco de tumores intestinais.
Vermelho: Melancia, framboesa, mirtilo, morango e tomate: ricos em licopeno, um antioxidante natural que protege contra as substâncias químicas agressivas as células.
Laranja: Abacaxi, manga, cenoura e milho: ricos em betacaroteno, que no organismo, se transforma em vitamina A, boa para olhos e tecidos para o fortalecimento do sistema imunitário.
Verde: Brócolos, espinafre e outras folhas: Ricos em vitaminas e outras substâncias, como ácido fólico, que é bom para a redução do risco de enfarte e cancro. Tem ainda, grande quantidade de clorofila, que funciona como desintoxicante do organismo.
Castanho: Avelã, castanha,nozes e cereais integrais: ricos em vitamina E, que tem ação antioxidante e intervém na formação dos glóbulos vermelhos.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...